Passou-se o tempo em que a publicidade estava intimamente ligada a pôsteres, outdoors, campanhas de panfletagem e outras ações completamente anacrônicas. Hoje, o mundo está dentro de telas dinâmicas e digitais e que toda nas quais toda marca deve tentar conquistar o seu espaço.

Redes sociais como um todo, Facebook, Instagram, Twitter e até o (quase finado) Snapchat tem o seu lugar na promoção da imagem de uma empresa. Não difícil, cada uma das redes sociais é usada para divulgar uma pequena faceta do que está acontecendo, das interações, conquistando público e engajamento.

Mais à frente nos aprofundaremos mais nesse assunto, mas agora já adiantamos, ter uma página no Facebook com o nome da sua empresa e a logo NÃO é mais suficiente. A época do Orkut acabou, ninguém mais está interessado em seguir uma página chamada “eu amo chocolate”, essa página deve produzir conteúdo de qualidade sobre chocolate se quiser ser relevante e conquistar um público.

Quais redes sociais usar?

Honestamente, que todos precisam estar presente nas redes sociais é quase uma verdade universal, não tem muito ponto em continuar afirmando isso. Agora, você deve estar se perguntando qual rede social é mais indicada para divulgar o seu negócio, a sua marca, certo?

Bem, vamos nos adentrar mais nesse assunto agora, então, continue lendo!

  1. Instagram

O Instagram foi uma rede social que surgiu depois do Facebook, porém logo foi comprada por essa mesma empresa. Hoje é uma das redes sociais mais usadas do mundo e é amplamente usada como foco para marketing. Dentre os motivos desse fato estão:

Não é uma plataforma cara de divulgar conteúdo, com alguns reais qualquer empresa pode promover suas postagens para atingir o máximo possível de pessoas e “convocar” o seu público alvo.

É ideal para pequenas empresas se instalarem e começarem a divulgar a sua marca justamente pode ser barata, permitir um alto nível de engajamento também ser bastante versátil com recursos como as histórias.

Muitas empresas conseguem inserir o “life style” defendidos pelo seu público alvo de forma bastante explicita, chamando ainda mais aquele nicho de pessoas que vai se sentir em casa no seu estabelecimento, usando seu produto ou seu serviço.

  1. Twitter

Nunca subestime poder de um bom social media com uma conta de Twitter disponível. Essa é realmente uma ferramenta que tem o potencial de gerar engajamentos dos mais diversos tipos, tirando dúvidas, esclarecendo reclamações ou mesmo fazendo piadas.

O melhor exemplo brasileiro que podemos dar de empresa que usa essa plataforma de forma plena, gerando engajamento e sendo uma verdadeira fábrica de “memes” quando o assunto é interagir com os seus clientes/seguidores.

Mas não somente para interagir diretamente com os seus seguidores serve o Twitter, existem diversas estratégias para você divulgar anúncios, basta estudar bastante e você certamente vai conseguir angariar bastante leads para a sua landing page.

  1. Facebook

Não tem para onde correr, mesmo que você não goste do Facebook, essa certamente é a rede social para estar presente com a sua marca. Praticamente todo usuário de redes sociais tem uma conta junto a essa plataforma e é um ótimo lugar para conquistar aquela visibilidade básica.

Qualquer pessoa que te já conheça a sua marca e vai procurar informações online espera encontrar uma página de Facebook bem construída e atualizada. Seja para consultar um cardápio ou passear por alguns dos produtos e serviços que sua empresa fornece.

Não tenha dúvidas, apesar das outras redes sociais estarem em constante crescimento, essa plataforma continua a maior de todas em questão de público e abre diversas portas quando o assunto é publicidade online.

A importância das redes sociais para a sua marca

A popularidade de uma marca está diretamente ligada ao alcance da mesma, afinal, não tem como ser popular se ninguém te conhece, certo? Mas não é só está no centro do murmurinho que as redes sociais oferecem a uma determinada empresa.

É disso que trataremos aqui, os impactos que as redes sociais terão para a sua marca:

  1. Tráfico de qualidade

Diversos usuários passam horas navegando a procura de entretenimento e informações dos mais diversos tipos, se você produz um conteúdo profissional e relevante, essas pessoas que estão só matando o tempo na internet podem direcionar a atenção para a sua empresa.

  1. Construção de autoridade

Você já deve ter ouvido o termo “site de autoridade”, isso é, um site que é tido como verdadeiro em suas publicações. A construção de um conteúdo altamente relevante é muito importante para gerar confiança no que você diz e, por conseguinte, no que você oferece.

  1. Engajamento e interação

Estar nas redes sociais te permite estar em contato direto com o seu público algo, o que também permite que você interaja facilmente com ele, como citamos anteriormente no caso da equipe de social media da Netflix.

Mas, entes de tudo, como já enfatizamos diversas vezes, é preciso conhecer o seu público para saber interagir e com isso gerar engajamento. Não adianta nada ter um tom brincalhão e seus clientes não serem receptivos a isso. A tentativa acaba saindo pela culatra.

 

Estar nas redes sociais é a forma mais fácil de conseguir angariar leads e conquistar um público fiel e engajado com a sua marca. Em outras palavras, ela ganha robustez. Tenha certeza que a sua empresa está bem colocada dentro das redes sociais e trabalhe, junto a sua equipe, para gerar engajamento e fidelização.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *